quarta-feira, 4 de março de 2009

O feminino e a liderança natural

A cada dia mais mulheres chegam ao mercado de trabalho e os índices de pesquisas apontam para um crescente contínuo da presença feminina nas áreas de nossa sociedade. Assim, mais e mais mulheres ocupam vários cargos e exercem suas competências de acordo com eles. Contudo, as pesquisas apontam também, para um baixo índice de mulheres ocupando cargos de liderança, significando que na nossa sociedade, embora a presença da mulher seja crescente em todas as áreas, a liderança como um todo, ainda é competência masculina.
Há pouco tempo ouvi uma frase que era assim: as mulheres "têm" os filhos e os homens "criam" os filhos, o que me trouxe a confirmação da visão de que as mulheres apenas são as "executoras", ou seja, fazem as coisas que necessitam serem feitas, enquanto os homens são os "gerenciadores", os que "comandam", "os que lideram" todas as coisas que são feitas. Se pensávamos que esta história do homem mandar e a mulher fazer era coisa de um passado ignorante e preconceituoso que determinava a inferioridade da mulher, sua incompetência para comandar perante a superioridade do homem, estávamos enganados, pois as pesquisas mostram que isto ainda é uma realidade.

Hoje muito desta idéia já é agregada ao reconhecimento da capacidade feminina para exercer várias competências em múltiplas dimensões, onde é visível a capacidade da mulher em ser "multi-mulher", pois o sexo, até então frágil, consegue lidar com várias situações ao mesmo tempo sem perder o foco e a visão do todo. Esta capacidade de lidar com várias situações e sustentar vários papéis ao mesmo tempo é assunto muito discutido e também foco de várias pesquisas. Porém, o que é que as mulheres tem que lhes permite serem assim: "multi-funcional", "multi-profissional", "multi-pessoa", multi-mãe. Ufa!!! só isto já dá para pensar que a mulher é "multi" em tudo.

Mas, retornando à pergunta, posso dizer como resposta que: o que permite que a mulher seja tão completa em si mesma, tão profunda e tão ampla em sua capacidade de se expressar e de manifestar suas ações é sua força feminina que é gestadora no sentido de construção. Desta forma, a partir deste entendimento, nos é possível compreender que o mistério do poder feminino é uma força que é natural, pois se encontra por toda e em toda a natureza.
Assim, a mulher é como a natureza que também pode ser reconhecida como "mulher", pois é "mãe", portanto, feminina. A mãe-natureza é "multi" em tudo, pois sua força é presente em tudo ao mesmo tempo. Na natureza, a árvore não para seu ciclo de crescimento para que a montanha possa crescer; não para de dar flores para que somente os frutos possam nascer; o rio não para de correr para que a noite possa nascer. A natureza é contínua em seu todo e consegue manter-se sustentada mesmo exercendo todas as suas funções, que reconheço serem múltiplas. A Mãe Natureza gesta e pare ao mesmo tempo de forma contínua para que nossa existência seja sustentada, e assim, são as mulheres, por isto são capacitadas para sustentarem muitas coisas ao mesmo tempo.

Há muito tempo, num tempo ancestral, as mulheres eram muito próximas à Mãe-Natureza e vivam de acordo com as leis naturais; eram muito respeitadas e tidas como sábias e sagradas, onde exerciam a liderança e conduziam a vida de seus povos, pois afinal, carregam em si a herança materna: o comando natural.

Pensando que a natureza é nossa origem e sendo "mãe" é feminina, posso dizer que a liderança feminina é a origem e que esta origem é natural. Desta forma, penso ainda, que as mulheres são as grandes líderes que se abrem espontaneamente para a passagem através de si mesmas da continuidade da vida e da existência, pois, afinal, todos nós, homens ou mulheres nascemos do ventre da mãe, fomos nutridos pelo leite da mãe e aprendemos os primeiros passos e as primeiras palavras através de seu comando. Por mais que se questione, a liderança natural é feminina.

Infelizmente, hoje, a maioria das mulheres está afastada da natureza, da mãe, do feminino, da maternidade e da capacidade gestadora natural e pensa que necessita ser igual aos homens para poder mostrar suas capacidades e provar que é capaz para liderar, conduzir, direcionar, sustentar e nutrir. Por que a mulher precisa se masculinizar e competir pelo lugar que pela lei natural da origem é de seu natural direito?

Competição e disputa é tendência masculina que os homens de hoje herdaram dos ancestrais mais primitivos, não é essência feminina, pois a mulher é agregadora, é sustentadora, é comunicadora, é nutridora e possui uma grande capacidade de ver a parte e o todo o que lhe dá também as condições de ser grande empreendedora e excelente planejadora.

As mulheres, contudo, necessitam se despertarem para seus verdadeiros talentos naturais e, com isto, reconstruir a imagem do feminino através da "força feminina" para assim, retornarem a liderança à sua origem: o feminino. Que este dia internacional das mulheres possa reverter muitas ações positivas às causas femininas e possa contribuir para a sustentabilidade da melhoria da qualidade existencial das mulheres em todo nosso planeta.

Deixo como mensagem de presente a você, mulher,neste nosso dia que ser mulher é muito especial, tão especial que é ser como a natureza: mãe, nutridora, sustentadora, impulsionadora, amorosa, paciente, persistente, visionária, agregadora e que o mundo se move e é sustentado pela força das mulheres, que por centenas de milhares de anos nunca se cansaram de ser as "multi-mulheres" de cada ciclo de tempo.

Para você, "multi-mulher" e líder natural, feliz dia internacional das mulheres!

INSTITUTO KVT

Rua João Mafra, 605 - Jd. da Saúde - SP
Tel: (011) 5062 0024 - 50613308
e-mail: kvt@kvt.org.br

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR