terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Ser mulher profissional e ainda feminina

Queridas amigas neste texto eu vou abordar um pouco sobre o modelo masculino de comportamento adotado pelas mulheres como um modelo a ser seguido não somente no profissional, mas também, nos demais papeis assumidos pelas mulheres.
No início do industrialismo uma grande oportunidade de mudança de realidade surgiu para as mulheres daquela época, que foi atender as necessidades de mão de obra trabalhista. Porém, a sociedade era dominada pela força masculina e as mulheres tiveram que provar que eram capazes de exercerem as atividades profissionais e com isto, passaram a adotar o modelo masculino para competirem por vagas e também para poderem permanecer em seus trabalhos. Pensava-se ainda, que a mulher era inferior ao homem no tocante à inteligência, o que era sustentado pelos meios científicos da época.
As queridas amigas podem estar pensando que isto ainda é realidade até hoje. Concordo plenamente, pois vejo o quanto as mulheres ainda necessitam provar que são tão capazes quanto os homens de exercerem suas profissões e principalmente chegarem a cargos de lideranças. Porém, o fato é que o modelo masculino de comportamento assumido pelas mulheres trouxeram o afastamento da força feminina que até hoje continua esquecida e não reconhecida pelas próprias mulheres.
Mas eu pergunto para as queridas amigas: vocês sabem o que é a força feminina? Qual é a potência desta força? Pergunto ainda: o que é ser feminina: é vestir roupas sensuais; andar maquiada; usar salto alto; ser sedutora? Ou será que é ser doce e delicada; não ter força de ação; não ter capacidade de liderança; ser “mãezona”? Ou será ainda que é ser bonita e feminina por fora e um homem por dentro?
Gostaria de saber o que vocês pensam sobre isto. Escreva para mim e aguarde que continuarei a escrever sobre este assunto tão desafiador para todas nós. Um grande beijo a todas!

INSTITUTO KVT

Rua João Mafra, 605 - Jd. da Saúde - SP
Tel: (011) 5062 0024 - 50613308
e-mail: kvt@kvt.org.br

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR